Realizou-se no passado dia 30 de setembro, no auditório do Ministério da Defesa Nacional, a sessão de abertura do ciclo de conferências “Missões Militares no Exterior: Portugal no Mundo (1958-2024)”. A iniciativa, organizada pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM), arrancou com a primeira de 20 sessões que vão percorrer a história e as geografias das missões internacionais das Forças Armadas Portuguesas.
Num debate focado no teatro de operações de Angola, esteve presente o General José Nunes da Fonseca, Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), que presidiu o evento.
Para esta sessão foram convidados para conferencistas o Tenente-General António Fontes Ramos e os Coronéis Dias Chambel, Gomes Leitão e Donato Ramos, respetivamente comandantes da Companhia de Transmissões n.º 5, da Companhia Logística n.º 6 e do Destacamento Sanitário n.º 7, Unidades destacadas para Angola ao serviço da UNAVEM III / MONUA, entre 1995 e 1999. A moderação do debate esteve a cargo do jornalista da RTP, Luís Castro.
O Major-General João Vieira Borges, Presidente da CPHM, abriu a sessão apresentando este ciclo, nomeadamente os seus propósitos e oportunidade. Os conferencistas deram a conhecer a sua vivência e análise do período em foco, decisivo para a história de Angola e marcante para as nossas Forças Armadas, no que se refere à projeção de Forças Nacionais Destacadas (FND) e relação com uma ex-colónia africana.
O Tenente-General Alípio Tomé Pinto, que chefiou a componente militar da Missão Temporária de Portugal junto das Estruturas do Processo de Paz em Angola, também fez uma curta intervenção.
O ciclo de conferências é composto por 20 sessões distribuídas geograficamente e tematicamente por cinco módulos: África, Ásia, Europa, Mares e Ares e Outras Regiões e Missões, que terão uma periodicidade mensal, inserindo-se num projeto mais amplo que tem três objetivos:
1. Promover a reflexão sobre a História das Missões Militares no Exterior, desde 1958 (UNOGIL, no Líbano) até ao final de 2024;
2. Gravar e publicar os testemunhos das conferências no Boletim da CPHM;
3. Editar uma obra final que caracterize as diferentes missões e faça um balanço da participação nacional em diferentes teatros de operações e missões internacionais e o levantamento de fontes e bibliografia sobre as FND.
Estiveram também presentes neste evento o Secretário-Geral do Ministério da Defesa Nacional, Tenente-General Fernando Serafino, o Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Tenente-General Nuno Lemos Pires, o Presidente da Liga dos Combatentes e o Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues.
Veja a galeria de imagens do evento na plataforma on-line
Assista à sessão inaugural - dedicada a Angola - no canal do YouTube da CPHM