Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCPHM participa na jornada “A história do constitucionalismo em Portugal e Espanha através da figura de Muñoz Torrero”

02 de novembro de 2023 - Fonte: História Militar

A Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) participou, no dia 29 de setembro, na Jornada “A história do constitucionalismo em Portugal e Espanha através da figura de Muñoz Torrero", a par da Academia Portuguesa da História (APH) e da Fundação Muñoz Torrero.

Na sessão inaugural, que contou com a presença de vários convidados, com destaque para a Embaixadora de Espanha, Marta Betanzos Roig, intervieram a Professora Doutora Manuela Mendonça, Presidente da APH, António Díaz Díaz, da Fundación Ciudadania, Ana Belén Valls Muñoz, Presidente da Fundação Muñoz Torrero, e Blanca Martín Delgado, Presidente da Assembleia da Estremadura.

Ainda durante a manhã teve lugar na APH um painel moderado pelo Major-General João Vieira Borges, Presidente da CPHM, que contou com Enrique Moradiellos (professor catedrático), José Julián Barriga (jornalista) e Juan Carlos Rodriguez Ibarra (antigo presidente da Junta da Estremadura), onde foi relevado o papel do sacerdote/catedrático/político na elaboração da constituição espanhola de 1812, de Cádiz, na defesa da liberdade de expressão, do fim da inquisição, da separação de poderes e da soberania da nação.

Da parte da tarde, teve lugar no Forte S. Julião da Barra (onde Muñoz Torrero esteve preso e onde faleceu a 16 de março de 1829), uma sessão evocativa à figura de Muñoz Torrero, com a presença do Embaixador de Portugal em Espanha, Dr. João Mira Gomes.​



Partilhar
Conteúdo