O Ministro da Defesa Nacional presidiu esta terça-feira à tomada de posse do Subdiretor-Geral de Política da Defesa Nacional, Coronel Tirocinado Nuno Lemos Pires, no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, numa cerimónia que contou também com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto.
“A Política de Defesa Nacional encontra-se num momento complexo, é confrontada por desafios de grande monta e, que ao longo dos próximos anos devemos estar preparados para tomar decisões difíceis neste contexto de rápida mutação”, considerou Gomes Cravinho referindo que as “ameaças reais ou potenciais ao nosso país requerem uma atenção muito especial e muito detalhada”.
E, para o Ministro da Defesa, “nenhuma área de conhecimento, nenhum setor de atividade por si só consegue dar resposta a desafios desta amplitude e, a Direção-Geral de Política da Defesa Nacional (DGPDN), tem a necessidade e a capacidade de interpretar, acompanhar, gerar diálogo e convocar parcerias” através do seu trabalho, na formulação das “grandes linhas de ação e do planeamento estratégico da política de Defesa”.
Na presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, o Ministro da Defesa afirmou ainda que era “imperativo reforçar” este importante serviço do MDN e com isso alavancar o trabalho que o Dr. Nuno Pinheiro Torres, Diretor-Geral de Política da Defesa Nacional, e a sua equipa estão a desenvolver.
“Esta nomeação, estou certo, permitirá um olhar novo, dinâmico e crítico, características que considero valiosas neste século XXI sobre todos os vetores de desenvolvimento da política de Defesa Nacional”, destacou Gomes Cravinho realçando que a trajetória profissional do empossado, o “qualifica” para desempenhar de forma cabal o cargo de Subdiretor-Geral de Política da Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional.
A finalizar, o Ministro da Defesa felicitou o Coronel Lemos Pires, desejando que “seja bem-sucedido nas complexas funções que agora inicia”.
O Coronel Tirocinado de Infantaria (Operações Especiais) Nuno Lemos Pires nasceu em Lisboa, tem 54 anos de idade e, é doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL / ISCTE em cooperação com a Academia Militar).
Iniciou a carreira na Escola Prática de Infantaria; Professor de História Militar e Relações Internacionais no IAEM (agora IUM) e AM; Intelligence Officer no NATO / Rapid Deployable Corps em Espanha; Assistente Militar do Comandante do NATO / Joint Command Lisbon; Chefe de Estado-Maior da Operational Mentor and Liaison Team da Kabul Capital Division (OMLT-KCD), Comandante do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado e Diretor de Formação da Escola das Armas.
É investigador do CEI-IUL e colabora como Professor Convidado no ISCTE-IUL, na Universidade Nova de Lisboa, no Instituto Universitário Militar e no Instituto de Defesa Nacional. Tem 8 livros publicados, cerca de 100 artigos e capítulos em livros de publicações variadas, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
O Coronel Lemos Pires é ainda convidado ocasional para assuntos de Relações Internacionais e Estratégia no Diário de Notícias, na Radio France Internacional, Agência Lusa, da Rádio Renascença, Antena 1, TSF, da SIC Notícias, TVI24, RTP 2 e 3.
Da sua folha de serviços constam 16 louvores nacionais e 8 internacionais (Angola, NATO, ISAF, Espanha, EUA, Bulgária, Turquia e Afeganistão) e possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, as três Medalhas de Serviços Distintos (Prata), as três Medalhas de Mérito Militar (1ª, 2ª e 3ª Classe), a Medalha de Comportamento Exemplar (Ouro), as Medalhas de Campanhas Especiais em Moçambique, Espanha, Afeganistão e Paquistão, a Medalha NATO, a Medalha concedida pelo Presidente dos EUA: “Meritorious Service Medal”, a Medalha da Bulgária de Campanhas Militares/ Afeganistão 2009/2010 e, a Medalha da Cruz de Malta 1ª Classe.
Foi ainda agraciado com o Prémio Defesa Nacional 2014 com a obra: “Wellington, Spínola e Petraeus: O Comando Holístico da Guerra” e, com o Prémio “Barretina Mundo”, atribuído pela Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar.