O Secretário de Estado Adjunto da Política da Defesa Nacional (SEAPDN) presidiu às celebrações do 640º aniversário da Batalha de Aljubarrota, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), no Campo de São Jorge, em Porto de Mós, no dia 14 de agosto.
Nuno Pinheiro Torres assistiu à missa campal no terreno circundante ao CIBA e à cerimónia militar. O evento contou com a homenagem aos combatentes mortos, uma evocação histórica proferida pelo Coronel Américo Henriques e um discurso do Secretário de Estado Adjunto da Política da Defesa Nacional.
Durante a cerimónia, a Fundação da Batalha de Aljubarrota recriou o momento e transportou todos os presentes até 1385.
A Batalha de Aljubarrota, de 14 de agosto de 1385, assume especial relevância no aspeto político, permitindo a afirmação de Portugal como reino independente, abrindo caminho, sob a Dinastia de Avis, para uma das épocas mais marcantes da história de Portugal, a era dos descobrimentos.
O SEAPDN deslocou-se ao Mosteiro da Batalha para a homenagem e deposição de coroas de flores no túmulo do rei D. João I, Mestre de Avis, na Capela do Fundador.
Estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão entre outras entidades civis e militares.
Veja a galeria de imagens do evento na plataforma on-line