Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPresidente da República presidiu cerimónia de homenagem do Dia do Antigo Combatente na Batalha
09 de abril de 2024

​​O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu este domingo, 07 de abril, à cerimónia de homenagem aos Antigos Combatentes, que decorreu no Mosteiro da Batalha, no âmbito da celebração do Dia do Antigo Combatente.

Presentes na cerimónia estiveram também o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castello-Branco, a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, e o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, entre outras entidades.

Na sua intervenção, o Presidente da República relembrou que “sem militares não há Forças Armadas fortes, sem Forças Armadas fortes, não há Portugal forte” e que é preciso que estes tenham estatuto condigno.

Nuno Melo, Ministro da Defesa Nacional, referiu ser “um dever e uma honra” estar presente na cerimónia, indicando que a celebração do Dia do Antigo Combatente “é um dos vínculos mais importantes entre o Estado e a Nação, o país e a sua memória, a comunidade e a sua continuidade histórica”.

O Ministro da Defesa Nacional terminou a sua intervenção dizendo aos militares das Forças Armadas têm noção de que o combatente é sempre a última fronteira da nossa independência e que “ontem, hoje e amanhã, a Nação em paz deve-lhes gratidão e respeito”.

A cerimónia incluiu uma eucaristia pelos combatentes falecidos, que teve lugar na Igreja de Santa Maria da Vitória, seguida de uma cerimónia militar, com entrega de condecorações, e de uma homenagem ao Soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo.

O Dia do Antigo Combatente é celebrado anualmente como forma de relembrar, homenagear e agraciar os antigos combatentes pelo esforço prestado no cumprimento do serviço militar.


​​



Partilhar
Conteúdo