Passam hoje 73 anos que foi criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN (NATO na sua sigla em inglês).
Com a assinatura do Tratado de Washington, em 4 de abril de 1949 nesta cidade norte americana, foi criada a aliança política e militar cuja principal missão é garantir a proteção dos seus cidadãos e promover a segurança e estabilidade na região do Atlântico Norte.
Portugal integra o grupo dos 12 membros fundadores da NATO, a par dos seguintes Estados: Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos da América.
A Aliança conduz as suas atividades de segurança e defesa num ambiente estratégico diverso, complexo e muito exigente e está preparada para fazer face aos múltiplos desafios e ameaças, com origem em qualquer área geográfica e de forma simultânea, contribuindo assim para o incremento de uma postura de dissuasão e defesa e um ambiente mais seguro.
Portugal participa neste esforço coletivo em várias missões e operações, ao lado dos seus aliados, em prol da segurança e defesa, e reafirma neste dia a solidariedade e união entre os Estados-Membros.
Hoje são 30 os países que fazem parte da NATO. Para além dos fundadores juntaram-se: a Albânia, Alemanha, Bulgária, Chéquia, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte, Montenegro, Polónia, Roménia e Turquia.