O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou na reunião ministerial de Defesa da NATO, que decorreu nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Bruxelas. Os encontros estiveram centrados na atual situação de segurança na Europa, com especial enfoque na Ucrânia.
No primeiro dia de trabalho, a NATO divulgou uma declaração conjunta dos países membros, na qual defende “a diplomacia e o diálogo com a Rússia sobre as questões de segurança euro-atlântica, incluindo ao mais alto nível".
Na agenda da reunião de Ministros da Defesa dos países membros da NATO, esteve também o desenvolvimento do novo conceito estratégico da Aliança Atlântica e teve lugar uma sessão de trabalho do Grupo de Planeamento Nuclear.
No dia 17, decorreu uma reunião do Conselho do Atlântico Norte, com a Geórgia e a Ucrânia, e uma sessão com parceiros europeus, incluindo o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia, Josep Borrell, e com a participação da Finlândia e da Suécia, dedicada à cooperação NATO-UE.
.jpeg)