O Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, acolheu no dia 3 de dezembro a cerimónia de entrega do 31º Prémio Defesa Nacional e Ambiente (PDNA). O evento foi presidido pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Criado em 1993, o PDNA destina-se a galardoar as entidades da Defesa que melhor contribuem para a qualidade do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
O primeiro lugar foi atribuído à Brigada Mecanizada do Exército, pelo projeto “A Brigada Mecanizada no caminho para a Neutralidade Carbónica – Gestão Florestal e Sequestro de Carbono". A Brigada Mecanizada declarou uma capacidade de compensar 10 vezes mais emissões de CO2 do que produz, transformando o Campo Militar num dos maiores reservatórios de carbono da região de Constância e Abrantes. O programa envolve, ainda, a sensibilização das comunidades locais para a importância das zonas verdes, especialmente dos estudantes.
O segundo lugar coube à Base Aérea nº 11, da Força Aérea, com o projeto “BA11 no caminho verde: Soluções para um ambiente sustentável". Esta unidade implementou práticas que combinam conservação da biodiversidade e redução de emissões. Entre as ações adotadas destacam-se melhorias na eficiência hídrica e energética, na regeneração florestal e na preservação da biodiversidade.
O Ministro da Defesa Nacional sublinhou que "as apresentações a que assistimos são a prova de que é possível alinhar as missões de defesa nacional com a preservação dos recursos naturais e a adaptação às mudanças climáticas, sem comprometer a eficácia das operações militares." Nuno Melo afirmou que “este prémio ajuda a demonstrar que as causas climáticas e ambientais são também preocupações da Defesa Nacional."
O Ministro ressalvou, também, que “seja na prevenção, seja na reação, a Defesa e as Forças Armadas revelam uma capacidade notável de adaptação das atividades militares às questões do clima e das alterações climáticas."
A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, dos Oficiais Generais em representação dos Chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas, do Estado-Maior da Armada, do Exército e da Força Aérea, do Presidente da Comissão de Ambiente e Energia, Salvador Malheiro, entre outras entidades.
Galeria de Imagens