A Abertura Solene do Ano Letivo 2024/2025 decorreu no dia 8 de novembro e foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo. O evento reuniu alunos, docentes e autoridades militares e civis e teve início com a entoação do Hino da Escola Naval.
Recordando que a Escola Naval e os seus cadetes são os herdeiros legítimos da mítica Escola de Sagres, Nuno Melo sublinhou que é “uma Escola de valores como a Lealdade, a Honra, a Liderança, Camaradagem, o Sacrifício e o Espírito de Corpo - o modelo clássico da virtude que deve guiar os marinheiros portugueses e todos quantos os comandam e lideram."
Dirigindo-se aos Cadetes, o Ministro da Defesa Nacional frisou ainda que “é esta Escola e sua vivência que vos irá formar e preparar para a vida nas “câmaras de oficiais" dos navios, preparando-vos para a liderança das guarnições que convosco irão servir no Mar. Uma verdadeira escola de líderes, daqui saíram Comandantes 'do' futuro e Comandantes 'para' o futuro. “
A cerimónia incluiu a tradicional Lição Inaugural, proferida pelo Prof. Doutor Vítor Rodrigues Viegas, que abordou o tema da Navegação Inercial. Foram entregues diplomas e prémios escolares aos alunos que se distinguiram no ano letivo 2023/2024.
Foi ainda atribuído o Prémio Vasco da Gama ao Professor Auxiliar Hugo Diniz Policarpo, que se destina a galardoar o elemento do Corpo Docente que no final de cada ano letivo tenha desenvolvido, quer no âmbito das suas atividades académicas quer nas de investigação científica, um trabalho considerado relevante e de elevado mérito.
A Escola Naval é uma instituição de ensino superior militar que forma oficiais para os quadros permanentes da Marinha e conta atualmente com sete companhias e um efetivo de 306 alunos.
Galeria de Imagens