No âmbito do périplo do Ministro da Defesa Nacional em África visitou este sábado São Tomé e Príncipe. À chegada, João Gomes Cravinho foi recebido pelo homólogo são-tomense, Óscar Aguiar do Sacramento e Sousa, tendo sido abordadas questões relacionadas com as relações bilaterais no domínio da Defesa e o reforço do diálogo e cooperação entre Europa e África, uma das prioridades da Presidência Portuguesa da União Europeia, que Portugal exercerá no primeiro semestre de 2021.
A visita incluiu um encontro com os 26 militares portugueses destacados numa missão de capacitação marítima da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, a bordo do navio português, NRP Zaire, que está empenhado em São Tomé e Príncipe desde janeiro de 2018 e que já conta com 18 militares são-tomenses na guarnição. Ao longo destes quase 3 anos de missão, o navio e militares têm trabalhado no reforço da vigilância e fiscalização do espaço marítimo de São Tomé e Príncipe e segurança marítima do Golfo da Guiné.
João Gomes Cravinho sublinhou o trabalho desenvolvido pelo Navio Zaire e guarnição e destacou o efeito dissuasor que têm tido nesta região alargada, onde ocorre cerca de 90% da pirataria a nível mundial. Na mesma ocasião, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro condecorou com a Cruz de São Jorge o comandante da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, Pedro Barros. Estiveram também presentes os militares integrados nos projetos estruturantes do Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e São Tomé e Príncipe.