O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, presidiu, no dia 14 de outubro, à Cerimónia de Assinatura dos Protocolos do Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz.
Foram assinados protocolos com onze municípios da região de Aveiro que vão promover a cooperação entre o Governo e Autarquias locais no que respeita os temas da Segurança, Defesa e Paz no quadro da educação para a cidadania.
Nuno Melo sublinhou que “as Forças Armadas “são um ativo ao serviço das pessoas que os jovens têm de conhecer" e acrescentou que “são uma instituição absolutamente fundamental no serviço às populações, por isso os presidentes das câmaras municipais se associam a esta iniciativa".
O Ministro da Defesa Nacional realçou ainda a importância de os jovens terem um primeiro contacto com a Defesa Nacional e as Forças Armadas, além da experiência do Dia da Defesa Nacional, que ocorre quando atingem a maioridade.
A implementação do "Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz" possibilita que a população jovem, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, tenha um contacto com estes temas, essencialmente no espaço da escola, no contexto da educação para a cidadania. O Ministério da Defesa Nacional, em conformidade com o programa do XXIV Governo Constitucional, cumpre, assim, a sua missão de ampliar a formação e a educação estratégica para a Segurança e Defesa Nacional.
O evento teve lugar no Centro de Congressos de Aveiro e contou também com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves, e dos Presidentes das Câmaras Municipais de Aveiro, José Ribau Esteves, de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, de Anadia, Maria Teresa Cardoso, de Estarreja, Diamantino Sabina, de Ílhavo, João Campolargo, de Murtosa, Joaquim Baptista, de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, de Ovar, Domingos Silva, de Sever do Vouga, Pedro Lobo, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Pedro Bento, entre outras entidades.