A Conferência bienal conta com 34 ministros das Américas e pela segunda vez Portugal participa como observador, reforçando a confiança e a cooperação no domínio da defesa. Azeredo Lopes aproveitará a conferência para realizar várias reuniões bilaterais com os seus homólogos das américas.
O encontro de 2016 realiza-se num momento significativo para a América Latina pela normalização de relações diplomáticas entre os Estados Unidos da América e Cuba e pelo processo de paz na Colômbia. Portugal assumiu o compromisso de apoio na promoção da implementação do processo de paz na Colômbia, apresentando a candidatura de oito militares para a Missão das Nações Unidas na Colômbia, decisão que obteve parecer favorável do Conselho Superior de Defesa Nacional na sua reunião de 6 de outubro.
A Conferência de Ministros da Defesa das Américas promove desde 1995 um fórum de debate, análise e cooperação nas áreas de segurança e defesa, tendo como principais temas as operações de paz, as relações civis e militares e as ameaças emergentes, como o crime organizado transnacional e o terrorismo.
Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes