José Pedro Aguiar-Branco, presidiu hoje, em Lagos, à cerimónia de tomada de posse do Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima, bem como à inauguração das novas instalações da Capitania do Porto de Lagos e do Comando Local da Polícia Marítima.
Na ocasião, o Ministro da Defesa Nacional, congratulou-se pela convergência entre várias autoridades para erguer o novo edifício da Capitania de Lagos e referiu que é sempre difícil encontrar o ponto de equilíbrio do “binómio fator humano e fator logístico” como forma de “servir as pessoas, o fim único do serviço público”.
Acerca da nova capitania, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que “sabemos que as coisas não funcionam sem as pessoas, mas as pessoas também precisam de ter as ferramentas, os instrumentos, a logística, para poderem desempenhar as suas funções”, acrescentou que estão agora à disposição “instalações de qualidade adequadas para o exercício da função e adequadas para servir as comunidades que delas precisam”. Disse ainda que “temos fiscalização, segurança, atendimento, exercício de funções de capitão de porto, capitanias, a pedra angular da Autoridade Marítima Nacional e, por isso, expressão da identidade marítima de Portugal”.
O Ministro da Defesa Nacional declarou ainda que “quando estamos a fazer estes investimentos, que conciliam diversas instituições, estamos a investir na genética da ligação de Portugal ao mar e no que isso significa do recurso de excelência que o mar significa para todos nós”, afirmou também que “quando temos estas condições melhoradas, quer do ponto de vista funcional, quer do ponto de vista logístico, nós damos realmente expressão à dimensão económica e do que isso significa, que a economia do mar é realmente muito importante e que tenhamos capacidade de a explorar hoje”.
A Capitania do Porto de Lagos, decretada pela Rainha D. Maria II em 1839, tem hoje à sua responsabilidade toda a faixa costeira que vai de Odeceixe à ria de Alvor. Tem, a partir de hoje, pela primeira vez, um Capitão de Porto em permanência, o Capitão-Tenente Carvalho Pinto.