Ir para o conteúdo principal
“Reitero o compromisso de Portugal com a componente de defesa da CPLP em prol da segurança regional e internacional”, afirmou Azeredo Lopes, na XVII reunião de Ministros da Defesa Nacional da CPLP

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa Nacional Reafirma compromisso de Portugal em reforçar cooperação da Defesa na CPLP
19 de maio de 2016
“Reitero o compromisso de Portugal com a componente de defesa da CPLP em prol da segurança regional e internacional”, afirmou Azeredo Lopes, na XVII reunião de Ministros da Defesa Nacional da CPLP, que se realizou hoje, em Díli, Timor-Leste, e reuniu os Ministros da Defesa, ou seus representantes, dos países membros da CPLP.

O Ministro da Defesa Nacional considerou que a CPLP encontra-se num dos “momentos mais importantes da sua história” e defendeu que prosseguir “a valorização do posicionamento geográfico, do relacionamento humano e do potencial da cooperação da nossa comunidade é potenciar o contributo da CPLP para a paz e segurança internacionais.”

“A nossa identidade enquanto comunidade é também ela moldada pelas dinâmicas sempre em processo de globalização”, defendeu Azeredo Lopes, “mas a nossa capacidade para continuarmos a querer cooperar será, com certeza, um desafio que teremos de enfrentar”, acrescentou, para concluir que “saberemos honrar aqueles que, agora já perto de duas décadas, fizeram nascer esta comunidade.

A encerrar a sua intervenção na reunião, Azeredo Lopes referiu ainda as situações que se vivem na Guiné-Bissau e Moçambique, as quais foram abordadas​ na reunião, e embora se trate de situações de naturezas bem distintas,quis deixar “uma palavra de esperança para enfrentarem o atual momento, reafirmando que podem sempre contar com a disponibilidade e solidariedade de Portugal”.




Partilhar
Conteúdo