Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistra da Defesa entregou o Prémio Defesa Nacional e Igualdade
11 de outubro de 2022

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, presidiu​ à cerimónia da entrega da 2ª edição do Prémio Defesa Nacional e Igualdade, que decorreu na Sala Elíptica, da Escola das Armas, em Mafra.

Na sua intervenção, Helena Carreiras destacou a Defesa Nacional como “pioneira na igualdade nas últimas décadas, mas continuamos a confrontar-nos com grandes desafios, um dos quais consiste em conseguir equilibrar, na medida do possível, a participação de homens e mulheres nas nossas instituições”.

Realçou ainda que para isso “é fundamental continuarmos a combater as barreiras invisíveis profundamente enraizadas na sociedade, que continuam a dificultar o acesso das mulheres à liderança e a todas as funções” e é “com esse objetivo em mente que continuaremos a trabalhar na Defesa Nacional”.

​ “A criação deste prémio constitui um marco significativo na aposta estratégica do Governo e da Defesa Nacional na participação plena e inclusiva de mulheres e homens com base em princípios de igualdade e não descriminação.” proferiu a Ministra da Defesa Nacional não esquecendo o longo caminho percorrido de que “devemos orgulhar-nos”.

​Helena Carreiras evidenciou os “princípios constitucionais a que damos expressão real nas nossas instituições e com isso, tornamo-las mais robustas e resilientes” e, como tal deve-se “premiar as boas iniciativas institucionais” e “reconhecer que a igualdade não é apenas um direito de cidadania, é simultaneamente um dever que incube ao Estado, um dever explicitamente prescrito na Constituição da República Portuguesa e nas leis internacionais a que estamos vinculados”.

A governante também destacou que “este prémio justifica-se porque a participação igualitária na defesa não é apenas uma questão normativa e de princípio, é também uma questão estratégica e de eficácia operacional para a Defesa Nacional”.

Criado em 2019, no quadro do Plano Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade 2019-2021, este prémio, tem como objetivo reconhecer publicamente as entidades da área da Defesa Nacional que, para além do cumprimento das disposições legais relativas à igualdade entre mulheres e homens e não discriminação, se evidenciem pela promoção da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e na sociedade, na formação profissional e na conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, e pela adoção de princípios e medidas eficazes e positivas na prevenção e combate à discriminação.

A segunda edição decorreu no ano de 2021 e contou com um total de seis candidaturas e o prémio foi atribuído ao Estabelecimento Prisional Militar (EPM), pelo contributo que presta na promoção de medidas destinadas a reforçar a igualdade de género, evidenciado na sua candidatura.

Foram atribuídas duas Menções Honrosas, ao Instituto da Defesa Nacional, pela adoção de uma estratégia que tem como finalidade a mudança na cultura organizacional, e à Direção-Geral de Política de Defesa Nacional pela adoção de importantes medidas no âmbito da perspetiva de género, bem como da Agenda “Mulheres, Paz e Segurança”.

​Na cerimónia que decorreu no imponente Convento de Mafra estiveram presentes a Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, os Chefes do Estado-Maior do Exército e da Armada, outras entidades militares e civis, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mafra e dirigentes do Ministério da Defesa Nacional.


Galeria de Imagens

​​

Partilhar
Conteúdo