O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, inaugurou no dia 17 de dezembro, o primeiro escritório na Europa da Embraer Defense Europe, em Lisboa.
A iniciativa ”reforça o papel de Portugal como um parceiro estratégico da Embraer S.A., consolidando ainda mais a relação de confiança e colaboração que temos construído”, frisou Nuno Melo.
A parceria fortalece a cooperação com os países aliados da NATO, abrindo “as portas das indústrias de defesa luso-brasileiras a novos mercados europeus e a novos projetos”, sublinhou o Ministro da Defesa.
A aquisição e fabrico de doze aeronaves A-29N Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa é o exemplo mais recente da aposta da empresa brasileira em território português. Um projeto a que se juntam o fabrico e manutenção do avião KC-390 e o reforço e investimento continuo na capacidade industrial da OGMA.
“A Embraer escolheu Portugal, é verdade. Mas Portugal também escolheu a Embraer como parceira, e que é hoje uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo.”, afirmou o Ministro da Defesa. E destacou, também, a capacidade das indústrias portuguesas de defesa, um setor que se encontra numa posição privilegiada para responder às exigências dos mercados internacionais ligados ao setor aeronáutico.