O Prémio Defesa Nacional 2023 foi atribuído a Fernando Pessanha, autor da obra dedicada à figura de Nuno Fernandes de Ataíde. A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 4 de dezembro e foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
A obra premiada, desenvolvida a partir da tese de doutoramento de Fernando Pessanha, tem por título “Nuno Fernandes de Ataíde, o «nunca esta quedo» – A acção do capitão de Safim no apogeu da presença militar portuguesa em Marrocos".
A investigação analisa a ação militar, política e estratégica de Nuno Fernandes de Ataíde, alcaide-mor de Alvor e capitão de Safim, numa vasta área do sul de Marrocos, durante o reinado de D. Manuel, entre 1510 e 1516.
O Ministro da Defesa saudou o autor da obra e o percurso de investigação académica que tem construído ao longo dos anos, lembrando que o trabalho agora premiado é um contributo de grande valor para a valorização da historiografia militar de Portugal. “Esta é sobretudo uma terra de Soldados e de Combatentes, mais ou menos ilustres, e por isso, de todos os portugueses, pois em tantos momentos da nossa história, fomos e somos soldados.", frisou.
Nuno Melo salientou, também, que esta história militar não deve ficar fechada em arquivos, bibliotecas ou em congressos e que deve chegar a toda a sociedade, assegurando que o “Ministério da Defesa continuará a fazer a sua parte, cuidando desta história militar, e do riquíssimo património cultural, edificado e imaterial, que temos de proteger e legar para as gerações vindouras."
A cerimónia contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castello-Branco, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves, do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Maia Pereira, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Palma de Araújo, entre outras entidades civis e militares.