O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e o Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, visitaram, no dia 18 de setembro, a Esquadra 506 da Força Aérea Portuguesa, na Base Aérea nº11, em Beja.
A iniciativa teve como objetivo reforçar os laços bilaterais no setor da defesa, num momento marcado por um novo contexto geopolítico Internacional.
A Cooperação entre Portugal e Suécia, indústrias de Defesa, investigação e tecnologia, parcerias estratégicas e o reforço do pilar europeu de Defesa da NATO foram alguns dos temas em agenda.
Nuno Melo destacou a parceria entre Portugal e a construtora aeronáutica Brasileira Embraer, no desenvolvimento das aeronaves KC-390.
O Ministro da Defesa classificou esta colaboração como muito vantajosa sublinhando que gera lucros significativos para o país.
A Suécia tem um acordo com a Embraer para a compra de 4 aviões KC-390, um negócio que deverá render cerca de 44 milhões de euros, graças à participação nacional no projeto.
Os ministros aproveitaram ainda para conhecer o simulador de voo das aeronaves KC-390.
Seguidamente, a comitiva ministerial deslocou-se ao Centro de Experimentação Operacional da Marinha, em Tróia, no âmbito do Exercício REPMUS 25.
Veja a galeria de imagens do evento na plataforma on-line