Ir para o conteúdo principal


02 de outubro de 2025

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, presidiu à cerimónia de entrega das espadas aos novos Oficiais do Exército Português.  O evento contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e decorreu a 1 de outubro, na Academia Militar, em Lisboa. ​

O momento assinalou o ingresso dos novos Oficiais no Quadro Permanente, após a conclusão da sua formação superior na Academia Militar. Durante a cerimónia, Nuno Melo destacou o significado deste “dia maior”, em que os novos Oficiais herdam feitos e sacrifícios de gerações de antigos alunos da Academia Militar, que defenderam Portugal com “abnegação e lealdade”, incentivando-os a “liderar com o coração” e a honrar o “símbolo maior de responsabilidade que lhes foi confiado”.

O Ministro anunciou igualmente um investimento significativo, com recurso a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na recuperação e musealização do património histórico do Paço da Bemposta, sede da Academia Militar, incluindo a capela e os aposentos reais do Imperador e Rei D. João VI que viveu e faleceu naquele palácio há 200 anos.

O ingresso no Quadro Permanente de Oficiais do Exército tem por base a formação ministrada na Academia Militar, Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar, que confere o grau de Mestre nas áreas de Ciências Militares, Administração Militar, Engenharia Militar, Engenharia Eletrotécnica Militar, Engenharia Mecânica Militar, Ciências Farmacêuticas, Medicina e Medicina Veterinária. No final da sua formação, os novos Oficiais recebem a Espada, símbolo maior da autoridade militar e da vida de serviço à Pátria.

​​​​Galeria de imagens


Moldura_fotogaleria.jpg


​​​

Última atualização: 02 de outubro de 2025

Partilhar
Conteúdo