Ir para o conteúdo principal
Militares participam durante os próximos três meses na missão Tailored Forward Presence da NATO.


07 de setembro de 2021

​​Partiu esta manhã em direção à Roménia uma força de militares do Exército que participará durante os próximos três meses na missão Tailored Forward Presence (Presença Avançada Adaptada, em português) da NATO, que tem o objetivo de reforçar a postura de dissuasão e defesa no flanco sudeste do território da Aliança.

Composta por 99 militares – seis dos quais já destacados naquele país, a que se juntam os restantes 93 que partiram hoje -, esta Companhia de Atiradores Mecanizada do Regimento de Infantaria 14 integrará a Brigada Multinacional do Sudeste da NATO, estando previsto participar em vários exercícios multinacionais, com a finalidade de garantir a prontidão e competência técnico-tática e potenciar a interoperabilidade e capacidade de resposta das diferentes forças presentes no terreno.

Na cerimónia de despedida a que presidiu, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho deixou uma mensagem de reconhecimento e agradecimento do País pelo “esforço e sacrifício" daqueles militares, “agravado pelos tempos de pandemia que ainda vivemos".

Destacando a importância dos compromissos assumidos e de assegurar a “nossa defesa coletiva", Gomes Cravinho enalteceu ainda o contributo que estes militares irão agora assumir perante a segurança do país e da Europa. “São garante de mais uma missão que prestigiará o país e as suas Forças Armadas", disse.

​​Galeria de imagens



Última atualização: 09 de outubro de 2023

Partilhar
Conteúdo