A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, participou hoje no Dia da Defesa Nacional das Comunidades Portuguesas. Perante uma plateia participativa composta por jovens nascidos entre 1997 e 2000 a residir em Paris, a Secretária de Estado falou sobre a importância da Defesa Nacional e o papel das Forças Armadas na sociedade e para as questões de cidadania e identidade, explicou porque é que o Dia da Defesa Nacional tem um carácter obrigatório e o porquê desta iniciativa em Paris. Contou como se divulga a Defesa Nacional em Portugal.
Durante a manhã houve também tempo para falar sobre os desafios atuais relacionados com a ciberdefesa e o terrorismo. Através de videoconferência os jovens tiveram a possibilidade de conversar com os militares das Forças Nacionais Destacadas na República Centro-Africana e no Afeganistão que lhes explicaram como as Forças são compostas, a sua missão no terreno e a importância de cada área.
Estiveram presentes nesta iniciativa o Embaixador de Portugal em França, o Cônsul, o Representante da Presidente da Câmara, o Presidente da Associação Franco-Portuguesa de Puteaux e alguns familiares curiosos.
Neste Dia da Defesa Nacional, os jovens residentes em França e nascidos entre 1997 e 2000 cumprem um dever militar e têm a oportunidade de conhecer o significado da Defesa Nacional e o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas.
O primeiro Dia da Defesa Nacional das Comunidades Portuguesas, em 2016, realizou-se no Rio de Janeiro e contou com a presença de quatrocentos cidadãos portugueses. O DDN em São Paulo e em Santos, em 2017, teve cerca de duzentos participantes e em Boston, no ano passado, foi registada a presença de uma centena de cidadãos portugueses.