Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCerimónia Militar dos 50 anos do 25 de abril
29 de abril de 2024

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu à Cerimónia Militar Evocativa do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, que decorreu este ano no Terreiro do Paço, em Lisboa, na presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, representantes das Forças Armadas e de várias altas entidades.

Nesta cerimónia foram empenhados mais de mil militares, dos quais 430 em parada, e de várias dezenas de meios e equipamentos dos três Ramos.

A Marinha, para além dos militares em parada e no desfile, equipados para combate, marcou a sua presença no rio Tejo com cinco navios em frente ao Cais das Colunas, tendo a Fragata NRP D. Francisco de Almeida participado com a execução de uma salva de 21 tiros durante o Hino Nacional.

O Exército participou com várias viaturas blindadas médias e ligeiras, apresentando as várias configurações que as compõem, para além dos militares em parada e das forças que desfilaram equipadas para combate.

A Força Aérea participou também nesta cerimónia com vários militares no desfile e em parada e destacou vários meios aéreos, incluindo uma esquadrilha de quatro F-16M.

Em ano de cinquentenário de um dos dias mais importantes para a história de Portugal, as comemorações terminaram com a participação de um conjunto de viaturas históricas da época, algumas delas presentes no dia da “Revolução dos Cravos", através do apoio da Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos.

​​


Partilhar
Conteúdo