O Ministro da Defesa Nacional deslocou-se ao Afeganistão para estar com os militares portugueses que cumprem missão neste teatro de operações.
José Pedro Aguiar-Branco, que viajou acompanhado do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Araújo, chegou ao final da manhã a Cabul, iniciou a sua visita com uma reunião e um almoço com os militares portugueses que constituem o 6º Contingente Nacional. Esta é a segunda deslocação do Ministro da Defesa Nacional ao Afeganistão, sendo que a primeira se realizou no dia de Natal, em 2011.
O Ministro da Defesa Nacional deslocou-se desta vez ao Afeganistão no momento em que Portugal termina a missão de força de proteção ao Aeroporto Internacional de Cabul, que assegurava desde 9 de maio. Conclui-se agora, com sucesso, a missão de carácter mais operacional assegurada pelo Contingente Nacional, desde a sua integração na NATO ISAF Afeganistão.
O atual contingente, constituído por 199 militares e comandado pelo Coronel Paulo Geada, irá, dentro de dias, terminar a sua missão no Afeganistão e dar lugar ao 7º contingente que integra 129 militares, concretizando o que havia já sido anunciado pelo Ministro da Defesa Nacional, de que se assistiria a uma redução gradual da presença portuguesa no Afeganistão, a partir de outubro de 2013.