Ir para o conteúdo principal
​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, despediu-se esta manhã, no Aeródromo de Trânsito N.° 1, em Lisboa, de alguns dos homens e das mulheres, da 5ª Força Nacional Destacada para o Afeganistão, que partiram em missão.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias5.ª Força Nacional Destacada para o Afeganistão partiu esta manhã de Figo Maduro
21 de julho de 2020

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, despediu-se esta manhã, no Aeródromo de Trânsito N.° 1, em Lisboa, de alguns dos homens e das mulheres, da 5ª Força Nacional Destacada para o Afeganistão, que partiram em missão.

Esta terça-feira foram 128 militares os militares que embarcaram rumo ao Afeganistão, onde irão render, a partir de 1 de agosto, a 4.ª Força Nacional Destacada na região.

Desta 5.ª FND farão parte 11 mulheres. Tal como as anteriores, a força portuguesa está empenhada no âmbito da missão da NATO 'Resolute Support Mission'.

Esta manhã descolaram então de Figo Maduro,  104 militares da Força de Reação Rápida ('Quick Reaction Force') com a missão de vigilância e proteção do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul e 14 elementos do Destacamento de Apoio Nacional ('National Support Element'), todos do Exército português. Partiu também uma equipa de aconselhamento de Operações Especiais ('Special Operations Advisory Team') composta por 6 militares do Exército e 2 da Marinha e ainda dois militares do Exército Português que assumirão funções no Quartel General da missão da NATO.

Portugal contribui para a 'Resolute Support Mission' no Afeganistão desde 2015 e nesta missão caberá aos militares portugueses, além de garantirem a segurança do Aeroporto Internacional de Hamid Karzai, cooperar na capacitação das Forças Armadas afegãs.

Os militares que partiram hoje para o Afeganistão e que participaram na cerimónia simbólica de despedida, presidida pelo Ministro da Defesa e condicionada pela situação de pandemia da Covid-19, irão permanecer no Teatro de Operações até fevereiro de 2021. Muito embora, neste contingente os graduados já tenham experiências anteriores em missões de Forças Nacionais Destacadas, a grande maioria das Praças vai cumprir a sua primeira missão numa Força Nacional Destacada.

​Galeria de Imagens

​Créditos: Exército Português​

​​

Partilhar
Conteúdo