O portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional dá-lhe acesso digital ao património histórico e cultural de arquivos, bibliotecas e museus do universo da Defesa. Aqui preservamos a memória da Defesa Nacional e das Forças Armadas, que é também parte da História do nosso país, da nossa gente e da nossa cultura.
Através deste portal pode aceder aos acervos dos arquivos históricos: Arquivo da Defesa Nacional, Arquivo Histórico da Força Aérea, Arquivo Histórico da Marinha, Arquivo Histórico Militar, Liga dos Combatentes e Centro de Audiovisuais do Exército, e navegar no catálogo da Rede das Bibliotecas da Defesa Nacional.
Terá ainda acesso digital aos catálogos de seis Museus Militares do Exército – Lisboa, Porto, Elvas, Bragança, Madeira e Açores –, do Acervo Museológico do Forte de S. Julião da Barra e dos Museus de Marinha e da Liga dos Combatentes. Temos ao seu dispor um mundo fascinante de informação para descobrir.
Aceda a descrições bibliográficas de manuscritos raros como o Lyvro de Plantaforma das Fortalezas da Índia, que se calcula ser datado de 1620 e que integra um conjunto de 77 plantas de fortalezas e cidades do Estado da Índia, dos finais do século XVI aos meados do século XVII. Para além das plantas, da autoria do notável cartógrafo luso-malaio Manuel Godinho de Herédia, integra ainda textos de António Bocarro e as despesas e receitas das fortalezas e demais encargos do Estado da Índia, recolhidos pelo secretário Pedro Barreto de Resende. Esta obra, com encadernação da época, em pele de vitela sobre pastas de madeira, pertence à Biblioteca do Forte de S. Julião da Barra e a sua reprodução pode ser consultada na Biblioteca da Secretaria-Geral do MDN.
Encontre também, sem sair de casa, informações genealógicas com versões digitais dos livros manuscritos que compõem a coleção GERMIL, do Arquivo Histórico Militar, composta pelos Livros Mestres ou de Matrícula e os de Vencimentos,, com registos da população portuguesa masculina, dos séculos XVIII a XIX, distribuídos por 3.822 livros, inscritos em 420.000 folhas e que vigoraram até 1908, ano em que foram substituídos pelas folhas de matrícula para oficiais e praças.
Tenha ainda acesso à informação constante dos fundos arquivísticos do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional e do Secretariado-Geral de Defesa Nacional no período da Guerra Colonial (1960-1974), e que se encontram no Arquivo da Defesa Nacional em mais de 20.000 registos descritivos essenciais para a compreensão da história contemporânea de Portugal.
O portal das Instituições da Memória da Defesa cresce a cada dia graças aos esforços de bibliotecários, arquivistas, museólogos, curadores e outros profissionais que estão disponíveis para o apoiar na pesquisa e na recuperação de informação. Queremos que este portal seja cada vez mais uma ferramenta de trabalho útil e efetiva para estudantes e investigadores, mas queremos também ir ao encontro daqueles que nos procuram pelo simples prazer de conhecer o seu passado e o património histórico de Portugal.
Navegue pela memória da defesa aqui: https://portalmemoria.defesa.gov.pt/
Saiba mais sobre o projeto Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional