Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na Internet
“É uma alegria especial estar aqui em representação do governo português”

Declarações do Ministro da Defesa Nacional nas Comemorações do 20º Aniversário da Consulta Popular, em Timor-Leste

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias“É uma alegria especial estar aqui em representação do governo português”
29 de agosto de 2019

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, iniciou hoje uma visita oficial de três dias a Timor-Leste, em representação do Governo, para participar nas Comemorações do 20º Aniversário da Consulta Popular que consagrou a autodeterminação do país.

“É uma alegria especial estar aqui em representação do governo português”, declarou após ter estado reunido com o seu homologo e com o Primeiro-Ministro timorenses. “Estive aqui há 20 anos, tenho visitado muitas vezes Timor, mas voltar aqui 20 anos depois do referendo é refletir sobre os enormes avanços que Timor teve nestas décadas. E isso é motivo de satisfação e de grande alegria”.

O Ministro João Gomes Cravinho comunicou ao Primeiro-Ministro que pode “continuar a contar com apoio de Portugal”, seja na área da Defesa, “seja em todas as outras áreas onde há todo um histórico de cooperação e muitas perspetivas de cooperação.”

No final, considerou a reunião muito interessante por ser “possível passar em revista tudo o que tem mudado em Timor e olhar para as perspetivas que são boas”, deixando uma certeza aos timorenses: “podem contar com a amizade de Portugal”.

À margem do programa oficial das celebrações, o Ministro da Defesa Nacional inteirar-se-á dos projetos de Cooperação no Domínio da Defesa com Timor-Leste e visitará o Cemitério de Aileu, onde se encontram militares portugueses sepultados, e depositará uma coroa de flores.

O Ministro aproveitará a oportunidade para manter encontros com outras autoridades que se encontram em Timor-Leste no âmbito das comemorações.

Partilhar

Conteúdo