Ir para o conteúdo principal

Projetos Cofinanciados - Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional

Conheça os projetos cofinanciados por Fundos Europeus para a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional
Portal da Defesa na InternetInícioA Defesa e EuInformação LegalProjetos CofinanciadosProjetos Cofinanciados - Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional

​​​​​​​Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional (IMDN)

O Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional (Portal IMDN), permitiu a edificação de uma solução que vai possibilitar, intensificar e expandir a disponibilização pública dos acervos dos Arquivos, Bibliotecas e Museus da Defesa Nacional, as chamadas Instituições de Memória, e criou condições para intensificar o respetivo processo de digitalização e de conservação a longo prazo. 

O Portal IMDN vem disponibilizar num único ponto, a pesquisa, a consulta e o acesso a seis Arquivos de cariz histórico, vinte e seis Bibliotecas e dez Museus pertencentes a 7 Entidades da Defesa Nacional. 

Este projeto conjunto coordenado pela Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional decorreu entre janeiro de 2017 e junho de 2018, integrou o Programa SIMPLEX + 2016 e obteve financiamento comunitário no âmbito do SAMA. 

Componentes do projeto: 

  • Tratamento/Descrição Arquivística e Museológica de milhares de documentos e peças 
  • Digitalização de milhares documentos 
  • Equipamentos de digitalização inovadores e espaço de Digitalização – Sala IMDN 
  • Implementação de novas soluções de gestão de arquivos e de museus (normalização) 
  • Integração de Bibliotecas na Plataforma da Rede de Bibliotecas da Defesa 
  • Implementação de Portal, com ligação às soluções de gestão de arquivos, bibliotecas e museus 
  • Formação / Capacitação de recursos

​Resultados: 

  • Edificação de novo modelo de disponibilização do património e a criação de Rede das Instituições de Memória da Defesa Nacional que se traduz em sinergias, em capacidade e em partilha 
  • Normalização da informação bibliográfica, arquivística e museológica das instituições melhorando a qualidade da informação 
  • Preservação documental com a digitalização de milhares de documentos 
  • Reforço substancial da capacidade instalada em matéria de digitalização e capacitação de recursos 
  • Divulgação e acesso à informação através de único ponto de pesquisa, o Portal IMDN 
  • Normalização das soluções TIC utilizadas pelas diversas entidades para a gestão dos acervos 

Impactos: 

  • Preservação, divulgação, valorização e visibilidade do património histórico existente nos diversos acervos da Defesa Nacional 
  • Reconhecimento e visibilidade das Estruturas do MDN responsáveis por estas áreas 
  • Reforço dos mecanismos de conservação e alavancagem do processo de digitalização dos acervos das Instituições de Memória da Defesa Nacional 
  • Escalabilidade do Portal ao nível da Defesa Nacional e potencial referência no âmbito da AP, e outras comunidades interessadas. 

Ficha de Projeto

Consulte o Portal das Instituições da Memória 

Veja o Vídeo Promocional 

 

​Projeto ARQMEDIA DA  DEFESA

O Património Audiovisual constitui um dos guardiões da memória coletiva existindo uma responsabilidade na sua preservação, conservação e em garantir o seu acesso a todos. As imagens em movimento e as gravações sonoras são registos importantes das nossas vidas, encerram grande parte da nossa memória pessoal e social, essencial para a nossa identidade e para o nosso sentimento de pertença. Por este motivo devem ser conservados e divulgados enquanto elementos do nosso património comum.

O projeto "ARQMEDIA DA DEFESA" constitui uma das medidas inseridas no Programa SIMPLEX + 2017 e pretende reforçar os mecanismos de conservação e preservação digital, a longo prazo, dos arquivos audiovisuais da Defesa Nacional, onde estão registados, em imagens e sons, grande parte da história militar e da história do país.

Este projeto coordenado pela Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional visa assegurar o tratamento, a digitalização, a preservação e a disponibilização do espólio audiovisual mais relevante existente em diversas entidades do Ministério da Defesa Nacional. Em resumo, visa “A Preservação do passado e do presente garantindo o futuro da memória."

Ficha de Projeto

Consulte o Despacho sobre a criação da equipa de projeto "ARQMEDIA DA DEFESA"


Projeto Dados Abertos da Defesa +

O Projeto Dados Abertos da Defesa + tem como objetivo melhorar o acesso público da comunidade portuguesa aos dados estatísticos relevantes da atividade da Defesa Nacional (DN).

Pretende-se disponibilizar os dados estatísticos da Defesa Nacional de forma aberta, integrada, coerente e automatizada, através de uma área dedicada a esse efeito, seguindo os mais elevados padrões nacionais e internacionais, permitindo o seu tratamento e análise em termos de gestão e investigação, contribuindo para a transformação digital da Administração Pública.

Os dados vão poder ser descarregados, usados, modificados e partilhados por qualquer pessoa para qualquer finalidade, o que para além de promover a transparência reforça e apoia o desenvolvimento de uma cultura de disseminação de dados e informações da gestão pública.

A disponibilização destes dados a nível interno e externo, de forma interativa e dinâmica, para além do atual Anuário Estatístico que será também parte integrante da solução, melhora o modelo e a oferta de bens e serviços públicos, nomeadamente, com a possibilidade de acesso a informação estatística da Defesa Nacional num único local em formato aberto.

Ficha de Projeto 


Projeto Conciliar Defesa +

O projeto Conciliar Defesa + visa assegurar a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal através da implementação na Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional (SGMDN) de um sistema de gestão da conciliação certificado na norma NP 4552:2016, promovendo o aumento da satisfação dos trabalhadores e consequente melhoria do nível de desempenho da organização.

No âmbito deste projeto a SGMDN pretende dar continuidade ao desenvolvimento de ações com vista à conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, consolidando a situação atual com a institucionalização do modelo e Certificação do sistema de Gestão da Conciliação.

Ficha de projeto​

Partilhar
Conteúdo