Ir para o conteúdo principal

Orçamento Participativo de Portugal

O OPP é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação

​​​​​​​

O Governo lançou em 2016 o primeiro Orçamento Participativo de âmbito nacional, a nível mundial. A partir da boa experiência de mais de uma centena de municípios que em Portugal têm orçamentos participativos, o Governo realizou em 2017 a I Edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP).

Para a segunda edição, o Governo decidiu aumentar a verba inscrita no Orçamento do Estado para o OPP de 3 milhões para 5 milhões de euros, mas também, alargar o Orçamento Participativo a todas as áreas de governação.

A apresentação de propostas, decorreu até 24 de abril de 2018, com a realização de encontros e iniciativas nacionais de sensibilização para a participação de todos os cidadãos na iniciativa.

A II Edição do OPP, recebeu mais de 1400 ideias para Portugal, que chegaram através do site do OPP ou que foram submetidas nos 37 encontros participativos realizados em todo o país.

Os cidadãos escolheram de entre 691 projetos, nacionais e regionais, os 22 projetos vencedores.


 
Para mais informações consultar a página da internet do OPP 

Partilhar
Conteúdo