Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na Internet
Arquivos, Bibliotecas e Museus

Os arquivos, bibliotecas e museus do MDN estão agora em rede num só ponto no Portal das Instituições de Memória. O acesso do público aos acervos dos 6 arquivos, 26 bibliotecas e 10 museus conta com mais de 633 mil registos pesquisáveis
Portal da Defesa na InternetInícioA Defesa e EuArquivos, Bibliotecas e Museus

​​​​​​​

A Defesa Nacional integra um conjunto de entidades de cariz histórico-cultural (Arquivos, Bibliotecas e Museus) que preservam e divulgam a memória da Defesa Nacional, tão ligada à nossa memória coletiva e, as quais, se encontram geograficamente dispersas um pouco por todo o País.

Pretende-se aqui romper com a distância e disponibilizar uma porta de entrada digital a estas entidades, a que designamos muito apropriadamente “Instituições de Memória da Defesa Nacional (IMDN)”.

Fruto de um muito exigente e pioneiro projeto conduzido durante dois anos, entre 2017 e 2019, pelo Ministério da Defesa Nacional, foi aberta esta entrada, a que designamos Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.

Este serviço, disponível de forma universal a todos os que desejem visitar e explorar as nossas Instituições de Memória, é uma forma de melhor conhecer a Defesa Nacional, as nossas Forças Armadas e o modo como se desenhou e construiu a nossa História, constituindo-se, esperamos e estamos certos, numa plataforma de lazer e conhecimento para todas e todos, mas também uma valiosa ferramenta de trabalho para estudantes e investigadores, ela própria em evolução e melhoria permanente, ao ambicionar integrar no futuro ainda mais Instituições e disponibilizar mais registos aos utilizadores.

Refira-se que esta plataforma é fruto de um projeto do programa SIMPLEX e foi desenvolvido com apoio financeiro comunitário no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa.

Pela sua importância para o acervo disponível por esta porta de entrada, salienta-se que o Centro Nacional de Cultura contribuirá, através do seu arquivo do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, com cerca de 1500 obras, que incluem textos de investigação, artigos, relatórios de confe​rências, livros e revistas, sendo uma parte substancial dedicada a questões de Segurança e Defesa, o que ajudará no estudo, discussão e reflexão do pensamento geoestratégico.

Para mais informações consultar o Portal IMDN

​    INFOGRAFIA INSTITUIÇÕES DE MEMÓRIA

 

Partilhar

Conteúdo